"O eu é feito de pedaços do outro. Tudo é do outro. Escutar é permitir a presença do outro. O aluno que eu escuto vem morar em mim. A presença do outro me completa."
(Bartolomeu Campos de Queirós)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aos professores...

Entendo que nós professores, temos inúmeros e incontáveis motivos para não tratarmos o dia 15 de outubro como uma data festiva. Sim, somos vítimas do descaso de autoridades, somos tratados como uma "profissão menor", não temos prestígio, somos mal remunerados e explorados por governos e empresários e ainda com tudo isso, somos responsabilizados por "salvar a humanidade".

Porém entendo que tudo isso seria motivo de desânimo e perda total da razão se não fossemos professores. Somos uma categoria profissional (sim somos profissionais e não sacerdotes!) que não consegue desvincular sua ação de um senso de humanidade e solidariedade pouco encontrado em outras profissões. Temos consciência que não vamos mudar o mundo, mas assumimos com proposito nossa responsabilidade de melhorá-lo. Não desistimos do nosso trabalho, lutamos por fazê-lo melhor.

Que me desculpem as outras profissões, mas o professor é fundamental! 

A todos os adoráveis professores a minha homenagem a vocês.

Do site www.depoisdaaula.com