"O eu é feito de pedaços do outro. Tudo é do outro. Escutar é permitir a presença do outro. O aluno que eu escuto vem morar em mim. A presença do outro me completa."
(Bartolomeu Campos de Queirós)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pedagogia Vivencionista

 Estava fazendo uma pesquisa na internet quando comecei a ler sobre a PEDAGOGIA VIVENCIONISTA. Achei interessante o método de trabalho e a postura que o professor vivencionista precisa ter. Aqui vai uma parte do texto sobre o assunto:

"A escola como ela é hoje não motiva alunos, professores, diretores e nem mesmo pais. Ela segue um determinado modelo que não gera interesse pelo aprendizado e não incentiva inovações. As aulas são pré-planejadas, sem a participação do aluno e, muitas vezes, nem mesmo do professor. Com aulas assim, o resultado fica limitado. Para mudar esse desinteresse, devemos dar ao aluno a liberdade de escolha, através da qual se cria um interesse pelo aprendizado e, com isso, aprende-se mais e melhor. Tendo como base a liberdade de escolha e a busca pela felicidade, a Pedagogia Vivencionista desenvolveu-se para permitir que a vida entre em sala de aula por todos os meios possíveis. Conectando a escola ao mundo, ensinamos aos alunos através da vivencia real de problemas e empreendimentos reais. Estamos falando em dar liberdade para o aluno criar, e deixar que ele descubra o que deve aprender para atingir suas metas."

Para maior conhecimento sobre o assunto acesse: http://www.vivencionismo.com.br

4 comentários:

  1. oi professora, gostei muito desse texto e ja acessei este site achei muito interessante. obrigada pela dica. bj

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, estou retornando os meu estudos após 20 anos.Achei muito interessante o blog e sei que os textos postados vão ampliar meus horizontes , começando pela leitura do texto Pedagogia Vivencionista. Beijos Rosi.

    ResponderExcluir
  3. oi professora amei o texto,esse contexto é muito interessante.gostei de acessar o blog primeira vez que eu entro em um e espero poder aprender cada vez mais com você..bjão

    ResponderExcluir
  4. Olá Célia,

    Nos últimos dias pesquisamos a repercussão da Pedagogia Vivencionista na Internet e encontramos diversos artigos e educadores citando a pedagogia em seus sites e blog.
    Gostamos muito do seu post e como forma de retribuição queremos enviar um exemplar do livro Pedagogia Vivencionista para você.

    Por favor me informe um endereço para encaminhar esse presente.

    atenciosamente,

    Igor

    contato@vivencionismo.com.br
    www.vivencionismo.com.br

    ResponderExcluir