"O eu é feito de pedaços do outro. Tudo é do outro. Escutar é permitir a presença do outro. O aluno que eu escuto vem morar em mim. A presença do outro me completa."
(Bartolomeu Campos de Queirós)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tecnologia e Metodologia


De que adianta a tecnologia se não muda a metodologia? O professor precisa se atualizar em relação a informática e a todos os recursos que o auxiliarão em suas aulas.

15 comentários:

  1. Havia um comercial de uns dois anos atrás que demonstrava em uma frase algo do espírito deste vídeo: "De nada adianta a melhor banda larga se a sua mente não se abrir." Belo vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Penso que a evolução tem que ser dos dois lados. De nada adianta novas tecnologias se os professores não forem capazes de se modernizarem também. As crianças e adolescentes de hoje são muito ativas e dispersas, precisam de uma forma de ensino que consiga prender e cativar a sua atenção e só um computador não será capaz disso. Muito interessante o vídeo que mostrou muito bem esse novo desafio!

    ResponderExcluir
  3. acho que uma nova metodologia exige mais dedicação,trabalho e esfoço, talvez seja esse o maior problema de alguns educadores. bjs... adorei o vídeo.

    ResponderExcluir
  4. Do que adiantou a tecnologia se a professora continuou com a mesma metodologia.O professor no geral tem que se atualizar,se não acaba ficando para traz,com esse mundo de informações em que vivemos,pensou eu,devemos estar em constantemente informatizados para não ficarmos ultrapassados.Claro que isso deve partir de cada um,pois existem casos de professores que não estão preocupados em se informatizar,preferem viver na mesmice e monotonia,assim é mais fácil do procurar se informar.aprendizagem é uma constante,devemos ir em busca sempre da sabedoria!

    ResponderExcluir
  5. Acompanhar a evolução dos séculos é uma atitude importantíssima na vida de um educador. Está atualizado com as novas Tecnologias é poder oferecer aos seus alunos um mundo de conhecimento muito mais amplo, tornando assim as aulas mais produtivas e atrativas.
    Quando isso não acontece ficamos com a impressão que o mundo não evoluiu,de nada adiantou toda a Tecnologia se a mesma não alterou a Metodologia do Educador. Nota Zero.

    ResponderExcluir
  6. Este é o tipo de vídeo, que me faz refletir, sobre as questões abaixo.

    Será que a Educação Pública Brasileira está preparada para esta nova ferramenta de ensino. Diante da defasagem no ensino, na falta de professor, de funcionários capacitados, interessados, e alunos com pouca consciência de uso comum.
    A cada dia que passa, tenho a impressão que estamos acabando com o ensino público de qualidade, para privilegiar escolas particulares, onde poucos terão acesso.Pois as escolas particulares terão condições de acompanhar estas novas tecnologias.
    por outro lado, está o método de ensino que precisa ser reformulado, não adianta tanta tecnologia, se ainda estamos seguindo a cartilha do tempo dos nossos avós.

    ResponderExcluir
  7. O professor tem que enxergar a tecnologia como ferramenta para o conhecimento.
    E da parte da escola, deve haver uma preparação para que esse novo método seja eficaz, trazendo uma melhora na qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  8. Todo educador deve caminhar para um ensino e uma educaçaõ de qualidade, se atualizar com as novas tecnologias, e estar preparado pra inovar, do que adianta tecnologia se o metodo é o mesmo? Uma opção, é trabalhar em grupo, ter uma aula mais dinamica com jogos educativos, juntando tecnologias e novos métodos a educação vai progredir com certeza!

    ResponderExcluir
  9. De que adianta tanta tecnologia se o método de ensino dos professores continua o mesmo?
    Sou da opinião de que, para termos tecnologias avançadas nas escolas públicas devemos capacitar os professores que terão acesso a essa tecnologia, para que eles possam melhor ensinar aos seus alunos e para que não aconteça com eles o mesmo que aconteceu com a professora do vídeo.
    Se tivermos professores capacitados, termos alunos prontos para seguir num mundo novo!

    ResponderExcluir
  10. A professora teve acesso a tecnologia,mas, não teve tempo de aprender ou se informar como que ela iria trabalhar com a nova ferramenta de trabalho, por isso temos que capacitar nossos professores, antes de apresentar as novas tecnologias como ferramenta de trabalho, para que eles não fiquem perdidos diante desta nova ferramenta tão atual.

    ResponderExcluir
  11. As mudanças devem vir acompanhadas de : Boa vontade, capacitação. criatividade, profissionais que aceitem e defendam as mudanças. Assim, mesmo que existam dificuldades elas seram superadas.
    Neste video nenhum dos dois estavam preparados. Nem a própria escola.
    Bjos querida!!!

    ResponderExcluir
  12. As mudanças devem ocorrer sim, pois com o passar do tempo tudo vai se modernizando. Mas para que isso ocorra precisa que os professores quebrem os "tabus" que os próprios criam.
    Desafios sempre ocorrem para as pessoas que buscam novas metodologias.

    Bjooos

    ResponderExcluir
  13. O mundo tecnológico evolui todos os dias, e os professores precisam buscar conhecimentos para vencerem os desafios quando surgirem, se a professora tivesse se informatizado antes teria aplicado a nova metodologia sem problemas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. A intenção do diretor foi boa em tentar modernizar a escola porém sem o preparo dos funcionários isso não funcionou, a professora continuou usando os mesmos métodos com materiais diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Thamara, Soraia, Poliana, Pollyanna, Damaris, Adriana, José, Suelen, Girlene, Marcela, Milena, Gabriela, Amanda e Cleiton muito bom o comentário de vocês, pois perceberam como é importante a utilização das tecnologias na Educação para que a mesma se torne mais atraente para os nossos alunos e o quanto é primordial que o professor esteja capacitado para o uso dos mesmos.

    ResponderExcluir